Como evitar óculos “fundo de garrafa”!

Uma dúvida que costuma preocupar quem tem os graus mais elevados de miopia e hipermetropia é: Meus óculos de grau vão ficar “fundo de garrafa?” Por quê isto acontece? Por quê comigo? Tem jeito de ficarem finos? Quem pode me ajudar? O Dr. Drauzio Varella no Fantástico da Globo? Rsrsrs... Não, é aqui na OKULOS que vamos ajudar você!

 

Vamos lá!

Existem muitas decisões a serem tomadas na hora de comprar seus óculos de grau, e uma delas é: qual lente de grau devo comprar se tenho um grau elevado?

No caso de pessoas que têm miopia (dificuldade de enxergar para longe), quanto maior o grau, mais grossas serão as bordas das lentes. Além disso, as lentes para miopia possuem formato convexo. A espessura grossa das lentes de grau mais o formato convexo delas, faz com que os olhos fiquem bem pequenos por trás das lentes, dando uma sensação de deformidade que não existe, mas que incomoda muito quem usa.

Este problema da espessura das lentes afeta também quem sofre de hipermetropia (dificuldade de enxergar para perto), porém de maneira contrária. Vamos explicar. As lentes de grau para hipermetropia são côncavas e, quanto mais altos forem os graus, mais grossa será a parte central das lentes. Essas características vão gerar um efeito de aumento do tamanho dos olhos, que darão a impressão de que estão “saltando para fora”.

Os dois efeitos são indesejáveis para os usuários, pois deixa os olhos menos atraentes esteticamente.

O material das lentes de grau é outro fator importante a ser considerado quando o assunto é a confecção das suas lentes, assim como o “índice de refração” das mesmas.

Pronto falei difícil, vamos simplificar. 

  • Quanto maior o índice de refração do material mais fina será a lente.
  • Quanto menor o índice de refração mais grossa ela será.

Ou seja, uma lente com menor índice de refração terá que ser mais grossa para alcançar o grau desejado, o que gerará o efeito fundo de garrafa das lentes. Já uma lente com alto índice de refração, alcançará o mesmo grau elevado desejado, porém com uma lente bem mais fina.

Tipos de Material das Lentes:

  • Resina: Tradicionalmente Índice de Refração (IR) de 1.50
  • Trivex: Tradicionalmente Índice de Refração (IR) de 1.53
  • Policarbonato: Tradicionalmente Índice de Refração (IR) de 1.56, 1.59 e 1.60
  • Resina de Alto Índice: Tradicionalmente Índice de Refração (IR) de 1.61, 1.67 e 1.74

Nas imagens abaixo fica bem fácil de entender a diferença. Veja que, quanto maior o IR (Índice de Refração), mais fina é a lente para um mesmo grau. Repare como, para um grau de -8, a espessura da lente com IR de 1.74 é muito mais fina que a lente com IR de 1.5. Assim, quanto maior for o IR da sua lente, mais conforto você terá, com a garantia da visão perfeita que você necessita de acordo com seus graus. 

Obs: imagens ilustrativas, visando demonstrar uma ideia de proporção das diferenças de espessura.  

Pronto! Já está sabendo tudo?! Boas compras!