O que é anti-reflexo numa lente?

Dúvida cruel: Qual devo escolher? Com Anti-Reflexo ou sem Anti-Reflexo? 

 

(A.R. = Anti-reflexo, Antireflexo, Antíreflexo, Antirreflexo)

São milhões de opções para escolher os seus óculos corretamente, e mais ainda saber se está escolhendo a melhor opção. Uma das primeiras decisões que se deve tomar é se a lente será com A.R. ou sem A.R. e nós vamos te dar informações suficientes para ter certeza que está fazendo a escolha certa.

A lente com A.R. ou seja, Antirreflexo, recebe um revestimento especial e, por isso, consegue reduzir a um percentual mínimo, os reflexos indesejáveis e proporcionar uma visão mais nítida. Ela garante uma visão mais clara, impede a fixação de poeira e melhora na manutenção das lentes. Além de todas as vantagens “técnicas” visualmente fica mais limpo como na imagem abaixo.

 

As lentes com A.R. facilitam o dia-a-dia em vários momentos, tanto no trabalho quanto na volta pra casa. Por exemplo, se você trabalha diariamente com computador, saiba que há uma redução de incidência de luz de aproximadamente 20% na parte externa da lente, facilitando a visão nítida do objeto no monitor.  Com as lentes sem A.R. o foco dos itens na tela é feito de forma mais difícil, menos natural, o que não ajuda quem sofre da famosa “vista cansada”.

Já na volta pra casa, dirigir a noite com óculos as vezes pode ser um problema, os veículos com o farol ligado vindo na direção oposta, fazem com que os motoristas que não possuem lentes que com anti-reflexo sintam dificuldade na direção mais rapidamente e, em determinadas circunstâncias, objetos demoram mais tempo para serem notados, como ciclistas, buracos, placas, etc. Já os motoristas que possuem este tipo de lente têm mais conforto na direção e ficam menos incomodados com a incidência de luz, ajudando a evitar qualquer tipo de contratempo.

Além destes casos, é possível sentir diferença visualmente, pois melhora a aparência já que esta tecnologia inibe o reflexo, podendo conversar livremente com os “olhos nos olhos”. Adicionalmente não reflete o flash de fotos e filmagens.

Dentro das lentes Anti-reflexo, podemos dizer que existem algumas diferenças de marca para marca, logo deve-se escolher primeiro a marca da lente que você deseja em seguida ver as opções relacionadas.

Exemplo:

Escolhendo a marca de lente com A.R. Zeiss Digital, terá dezenas de lentes dividas em:

  • Zeiss Duravision Chrome
  • Zeiss Duravision Silver
  • Zeiss Duravision Platinum

O que muda para cada uma?

  • Resistência aos riscos
  • Resistência a sujeira
  • Facilidade de Limpeza
  • Transparência.

*Sendo a Chrome a mais simples e a Platinum a mais premium.

Particularmente as pessoas que tem grande contato olho no olho, dirigem muito, e/ou, trabalham muito com computador devem selecionar o melhor tratamento anti-reflexo possível.

 

 

Curiosidade: VOCÊ SABIA? 

Como se escreve Antirreflexo? Até antes do Acordo Ortográfico de 1990, se escrevia Anti-reflexo. Desde então, o correto é Antirreflexo!

Mas, como grande parte das pessoas ainda acredita que o correto é Anti-reflexo, escrevemos nosso texto com todas as variaçoes possiveis da palavra, atendendo a todos os gostos!